Uma investigação nas aulas de educação física escolar: contribuições da metodologia callejera nos conhecimentos atitudinais

Autores

  • Fabio de Moraes
  • Yara Aparecida Couto
  • Osmar Moreira de Souza Júnior

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Metodologia Callejera, Conhecimentos Atitudinais

Resumo

Este estudo trata-se de uma Pesquisa Participativa em aulas de Educação Física Escolar com uma classe do 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Estadual. O objetivo é verificar a aprendizagem no campo atitudinal por meio da utilização da metodologia Callejera no desenvolvimento dos jogos Pique-bandeira, Ultimate Frisbee e Rugby Touch. Para tanto, a pesquisa tem como foco a organização de uma Unidade Didática que pretende sulear toda sequência de atividades que contemple o conteúdo esportes de invasão, previsto pela BNCC. No intuito de estimular e verificar a aprendizagem no campo atitudinal este estudo será fundamentado pela metodologia callejera nos momentos da prática. A coleta de dados se dará por meio de notas de campo, as quais serão construídas após a aplicação das aulas dadas. Até o momento foram ministradas dez aulas, das treze previstas anteriormente, o que gerou a construção de oito diários de campo. Os diários foram elaborados a partir das memórias disparadas pela escuta do áudio capturado nas vivências por um telefone celular. Essas anotações serão analisadas com o auxílio da técnica de Sistematização de Experiências segundo Jara-Holliday, as quais devem seguir as seguintes etapas: A) O ponto de partida; B) As perguntas iniciais; C) Recuperação do processo vivido; D) A reflexão de fundo; E) Os pontos de chegada. Ainda sem desenvolver uma análise mais cuidadosa das notas de campo, foi possível verificar a participação de todos(as), com maior exposição de ideias e um clima menos tenso na realização dos jogos.

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Publicado

2025-10-02