Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Seminário de Pesquisas do ProEF/UFSCar
Atual
Arquivos
Normas para Submissão de Pesquisas
Expediente
Apresentação
Sobre
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 5 (2025): V Seminário de Pesquisas do ProEF/UFSCar
v. 5 (2025): V Seminário de Pesquisas do ProEF/UFSCar
Publicado:
2025-09-27
SEMIPESQ
Expediente V SEMIPESQ
p. i
PDF
Resumos Expandidos
Capoeira, território ancestral: caminhos para uma educação física escolar decolonial e de valorização da cultura de matriz africana
Conrado Fernandes Ribeiro, Yara Aparecida Couto
p. 1-5
PDF
Jogo, dança e brincadeira na educação física escolar: experiências lúdico-sociais na área de linguagens
Fabio Tadeu da Silva Lourenço, Yara Aparecida Couto
p. 6-9
PDF
Planejamento colaborativo entre docentes: ações para um ensino crítico de basquetebol para uma turma do 5º ano do ensino fundamental
Fernanda Aguiar Moreira, Fábio Ricardo Mizuno Lemos
p. 10-14
PDF
Jogos e brincadeiras inclusivas e adaptadas na educação física escolar
Leonardo Yoshizato Silva, Fábio Ricardo Mizuno Lemos
p. 15-18
PDF
Possibilidade de prática em lugares não convencionais nas aulas de educação física na educação infantil
Luiz Henrique do Nascimento Assis, Daniela Godoi Jacomassi
p. 19-23
PDF
Jogos competitivos orientados pela metodologia callejera: estratégias didáticas para a construção da autonomia e do empoderamento de meninas nas aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental
Maria das Dores Ferreira da Silva Santana, Osmar Moreira de Souza Júnior
p. 24-27
PDF
O ensino do atletismo na educação infantil: as contribuições dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento infantil
Osvaldo de Jesus Cruz, Daniela Godoi Jacomassi
p. 28-32
PDF
Educação física na educação infantil: de que forma trabalhar o campo de experiências “corpo, gestos e movimentos” nessa etapa da educação básica?
Paula Toffani Eichenberger, Andreia Cristina Metzner
p. 33-36
PDF
Percepção de alunos e professores sobre a indisciplina nas aulas de educação física e possibilidades de ação
Rafael Henrique Custódio, Ademir Testa Junior
p. 37-41
PDF
Goalball na educação física escolar: compreensões a partir do desenvolvimento de uma unidade didática
Renato Marchesi, Fábio Ricardo Mizuno Lemos
p. 42-45
PDF
Práticas corporais de matriz africana na educação física escolar: cultura, resistência e reconhecimento étnico-racial
Ronaldo Ulisses Vieira, Yara Aparecida Couto
p. 46-50
PDF
Competições esportivas escolares: uma proposta de democratização pela dialogicidade
Silvio do Carmo Camargo Junior, Osmar Moreira de Souza Júnior
p. 51-54
PDF
As Práticas Corporais de Aventura (PCA) e suas possibilidades metodológicas na inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Física Escolar
Thiago Rocha Fernandes, Evandro Antônio Corrêa
p. 55-58
PDF
Jogando, construindo e transformando: o jogo queimada nas aulas de educação física escolar
Vivianne de Oliveira Cruz, Glauco Nunes Souto Ramos
p. 59-62
PDF
Estudo das ações docentes de educação física do ensino médio integrado ao técnico pós-BNCC de uma rede de ensino municipal da Grande São Paulo
Washington Rodrigo Neres da Silva Oliveira, Glauco Nunes Souto Ramos
p. 63-66
PDF