Competições esportivas escolares: uma proposta de democratização pela dialogicidade

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Competições Escolares, Dialogicidade

Resumo

Os modelos tradicionais de competição esportiva que costumam reproduzir os princípios do esporte de alto rendimento no contexto escolar, frequentemente resultam em exclusão e descontentamento, especialmente entre alunos/as considerados/as inaptos/as no paradigma deste modelo de competição. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os processos educativos emergentes de uma proposta de competição escolar baseada na dialogicidade. No desenvolvimento dessa competição traremos alguns elementos inspirados na Metodologia Callejera e no Sport Education para possibilitar uma maior participação dos/das estudantes. A pesquisa será realizada com uma turma de 9° ano do ensino fundamental de uma escola municipal em São José dos Campos, que contém um projeto bilíngue Português/Libras para alunos/as surdos/as. A abordagem metodológica adotada será de corte qualitativo, orientada pela pesquisa-ação, permitindo a intervenção direta e a adaptação contínua das práticas de competição. A competição que se configurará como o campo desta pesquisa será organizada e desenvolvida com os/as próprios/as alunos/as, de maneira coletiva e dialógica, permitindo o acolhimento participativo de todos/as. Os dados emergentes dos processos de preparação, realização e avaliação da competição escolar, serão acessados através de um diário de campo que terá como fontes de registro a observação participante e rodas de conversa. A análise dos dados será desenvolvida por meio das categorias de codificação.

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Publicado

2025-09-27