Educação física na educação infantil: de que forma trabalhar o campo de experiências “corpo, gestos e movimentos” nessa etapa da educação básica?
Palavras-chave:
Educação Física, Educação Infantil, Campo de ExperiênciasResumo
A Educação Física exerce um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil, ao combinar movimento e expressão corporal como ferramentas pedagógicas. Esse componente curricular não apenas fomenta habilidades motoras, mas também impulsiona o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, promovendo autonomia, criatividade e interação desde os primeiros anos de vida. Portanto, os professores de Educação Física desempenham um papel essencial ao planejar atividades que integram aspectos motores, cognitivos, sociais e emocionais. Suas práticas devem ser lúdicas, inclusivas e seguras, promovendo a exploração corporal, a interação coletiva e o bem-estar das crianças. Além disso, o movimento necessita ser utilizado como uma linguagem de aprendizagem, incentivando hábitos saudáveis e relações interpessoais positivas. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo principal analisar as possibilidades didático-pedagógicas do Campo de Experiências “Corpo, gestos e movimentos” proposto pela Base Nacional Comum Curricular sob a perspectiva de professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil. O método utilizado será a pesquisa qualitativa e do tipo exploratória. Participarão do estudo 30 professores de Educação Física de Ribeirão Preto - SP que atuam em instituições de ensino municipais de Educação Infantil. Os dados serão coletados por meio de questionários via Google Forms, garantindo a confidencialidade das respostas. E a análise será realizada por meio dos fundamentos da análise de conteúdo. Por fim, será desenvolvido um Caderno com sugestões de atividades para o Campo de Experiência “Corpo, Gestos e Movimentos” na Educação Infantil. Esse caderno será o produto educacional resultante desta dissertação de mestrado. O estudo pretende compreender de que forma é realizado o trabalho dos professores de Educação Física na Educação Infantil e se este tem como fundamento o que é proposto pela Base Nacional Comum Curricular, além de contribuir com inovações pedagógicas nessa área.
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