Jogando, construindo e transformando: o jogo queimada nas aulas de educação física escolar

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Jogo Queimada, Teaching Games for Understanding (TGfU)

Resumo

A presente pesquisa surge de inquietações vividas no cotidiano escolar, especialmente diante da hegemonia do futsal como única prática corporal legitimada nas aulas de Educação Física em uma escola pública municipal no bairro Caruara, em Santos/SP. Essa realidade evidencia o empobrecimento do componente curricular e a limitação da compreensão dos alunos sobre a diversidade da cultura corporal. O objetivo é analisar uma proposta de ensino do jogo queimada como conteúdo das aulas de Educação Física, buscando valorizá-lo enquanto manifestação cultural e elemento formativo. Adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa, por meio da pesquisa-ação, com a aplicação de uma unidade didática composta por 10 aulas, baseada no modelo Teaching Games for Understanding (TGfU), com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados serão produzidos por meio de diários de aula elaborados pela professora-pesquisadora, com observações e registros das falas dos estudantes ao longo das aulas. A análise seguirá as etapas de ordenação, classificação e interpretação dos registros em categorias, articulando teoria e prática para compreender como os alunos constroem significados sobre o jogo queimada no contexto escolar. Esperamos, com a proposta, ampliar o repertório dos alunos, fomentar a autoria nas práticas corporais, promover reflexões sobre regras e inclusão, além de fortalecer o papel do professor como mediador do conhecimento. Como produto educacional, será elaborado um almanaque ou jogo voltado a estudantes e professores, com informações acessíveis sobre o jogo queimada, sua história, variações e possibilidades didáticas. A intenção é contribuir com práticas mais significativas, inclusivas e contextualizadas na Educação Física Escolar, valorizando o jogo como conteúdo autônomo, compreendido para além de seu caráter recreativo.

Downloads

Publicado

2025-09-27