Planejamento colaborativo entre docentes: ações para um ensino crítico de basquetebol para uma turma do 5º ano do ensino fundamental
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Ação Docente Colaborativa, Processos EducativosResumo
A visão distorcida sobre as atuações dos professores de Educação Física é uma realidade ainda presente em nossa sociedade, evidenciando a necessidade de transcender uma prática que se limita à mera transmissão de habilidades técnicas, promovendo uma abordagem que valorize a formação crítica. Assim, este estudo tem como objetivo desenvolver, em colaboração com os docentes do componente curricular de Educação Física, uma unidade didática de Basquetebol pautada em uma perspectiva crítica e avaliar as aprendizagens resultantes desse processo. A metodologia adotada será qualitativa, envolvendo uma investigação-ação por meio da elaboração conjunta com dois docentes de Educação Física e o desenvolvimento da unidade didática com uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental. A etapa de elaboração conjunta contará com 5 encontros, cada um com duas horas de duração, e a intervenção abrangerá um total de 14 aulas, com duração de uma hora cada. A coleta de dados um será realizada por meio de Notas de Campo, que serão posteriormente submetidas a uma análise envolvendo a criação de categorias de codificação. Esperamos que o desenvolvimento da unidade didática, que integra o Basquetebol e um planejamento colaborativo, promova aprendizagens significativas e reflexões críticas nas relações interpessoais entre os/as estudantes, além de fortalecer a prática pedagógica dos professores envolvidos. Pretende-se apresentar, como recurso educacional, parte do percurso da pesquisa, em formato de e-book.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais do Seminário de Pesquisas do ProEF/UFSCar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.