Percepção de alunos e professores sobre a indisciplina nas aulas de educação física e possibilidades de ação
Palavras-chave:
Indisciplina, Percepção, AutoavaliaçãoResumo
A indisciplina nas salas de aula são um problema multifacetado e complexo, que é comumente citado por profissionais que abandonam a docência e causa de aulas cheias de interrupções e com pouco aproveitamento por parte do discente. Em vista da necessidade de buscar alternativas a este problema, este estudo tem como objetivo correlacionar a percepção subjetiva de estudantes e professores sobre a indisciplina nas aulas de educação física. A metodologia deste estudo se trata de uma investigação direta, qualiquantitativa de corte longitudinal, onde serão aplicadas intervenções em 10 aulas baseadas em metodologias ativas de ensino onde após estas aulas, serão aplicados questionários de autoavaliação elaborados coletivamente de acordo com as percepções de alunos e professores sobre a indisciplina em aula. A análise de dados será realizada por meio dos diários de bordo e dos questionários QA e QP. Os diários de bordo auxiliarão na compreensão das variações do estudo. Os dados dos questionários serão tratados com estatística descritiva, teste de Shapiro-Wilk (normalidade) e critério de Bartlett (homocedasticidade). As notas serão classificadas qualitativamente e apresentadas em valores absolutos e percentuais. Serão calculados média, desvio padrão e aplicado o teste ANOVA para medidas repetidas, com p<0,05, utilizando o software GraphPad Prism (v6.01). O tamanho do efeito será obtido pela diferença das médias dividida pelo desvio padrão. Os resultados esperados são que haja um melhor entendimento sobre o fenômeno a partir da coleta e interpretação dos dados, contribuindo para a área. O produto será elaborar um caderno de experiências para intervenção docente baseados no presente estudo.
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