Capoeira, território ancestral: caminhos para uma educação física escolar decolonial e de valorização da cultura de matriz africana

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Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Educação Afrocentrada, Ancestralidade

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular suleia o processo educativo em âmbito nacional, inclusive na área da Educação Física. Nos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, a matriz africana está presente nas unidades de danças, jogos e lutas. Já nos 6º e 7º anos, a unidade temática Lutas contempla os objetos de conhecimento denominados “Lutas do Brasil”. Contudo, a inserção de conteúdos relacionados às manifestações de matriz africana nas aulas de Educação Física, na maioria das vezes e na maioria das unidades escolares, ainda segue de forma superficial. Apesar da Lei nº 10.639, de 2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira” nos currículos escolares, o tratamento dessa temática na área da Educação Física permanece superficial e eurocentrado, haja vista o próprio documento orientador. Diante desse cenário, a presente pesquisa propõe a implementação de uma unidade didática de Capoeira para uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira. A Capoeira, enquanto manifestação cultural de matriz africana, articula-se na tríade luta, dança e jogo, praticada há séculos como símbolo de identidade, ancestralidade e resistência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em uma intervenção pedagógica. A unidade didática será composta por 14 aulas, com a finalidade de desenvolver e analisar as aprendizagens decorrentes do processo. Espera-se que a implementação da Capoeira nas aulas de Educação Física proporcione um espaço de construção de saberes, diálogo e valorização cultural, promovendo aprendizagens significativas que incentivem a reflexão crítica sobre inclusão, combate ao racismo e qualquer tipo de preconceito e valorização da cultura afro-brasileira. Como produto educacional, será proposto um curso de formação continuada com base na unidade desenvolvida.

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Publicado

2025-09-27