Jogo, dança e brincadeira na educação física escolar: experiências lúdico-sociais na área de linguagens

Autores

Palavras-chave:

Infância, Ludicidade, Linguagem Corporal, Educação Física Escolar

Resumo

O jogo a dança e a brincadeira é parte importante no desenvolvimento dos estudantes do segundo ano do ensino fundamental onde a própria Base Nacional Comum Curricular trás indicações importantes para serem aplicadas durante o ano letivo escolar definindo os jogos e as brincadeiras como práticas de Ludicidade, Infância, Linguagem Corporal. Essas práticas são flexíveis, permitindo a constante criação e modificação de regras. Ao mesmo tempo, são tanto locais quanto universais, reconhecidas em diferentes épocas, culturas e regiões do mundo. Como forma de expressão e movimento, oferece às crianças uma oportunidade única de comunicação, estimulando a expressão de pensamentos, sentimentos e emoções. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo desenvolver e analisar uma unidade didática sobre o Jogo a Dança e a Brincadeira, buscando compreender as perspectivas dos alunos do segundo ano do ensino fundamental. A pesquisa de abordagem qualitativa, com fundamentação e intervenção pedagógica, permitirá uma compreensão mais profunda das experiências e percepções dos alunos e alunas. A implementação de uma Unidade Didática sobre 'Jogo, Dança e Brincadeira' com a turma do Segundo ano do Ensino Fundamental será organizada em 12 aulas, afim de apresentar, aprofundar e consolidar os conhecimentos neles adquiridos. A coleta de dados por meio de Notas de Campo é uma estratégia que possibilita registrar observações detalhadas e reflexões durante as aulas. A análise posterior dessas notas, utilizando categorias de codificação, ajudará a identificar padrões e temas emergentes, contribuindo para uma compreensão mais abrangente dos efeitos das atividades propostas.

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Publicado

2025-09-27