Goalball na educação física escolar: compreensões a partir do desenvolvimento de uma unidade didática

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Goalball, Inclusão

Resumo

A inserção de conteúdos relacionados às modalidades paralímpicas nas escolas é um tema ainda recente no Brasil, que requer mais estudos e propostas inovadoras para sua implementação. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo desenvolver e analisar uma unidade didática sobre Goalball, buscando compreender as aprendizagens decorrentes do processo. A metodologia é estruturada em uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma intervenção pedagógica com uma turma de 30 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Araraquara-SP. Está sendo implementada uma unidade didática de Goalball, composta por 12 aulas de cinquenta minutos. Para a coleta de dados, estão sendo utilizadas Notas de Campo, que serão analisadas posteriormente por meio da criação de categorias de codificação. Esperamos que a implementação da unidade didática de Goalball nas aulas de Educação Física proporcione aprendizagens significativas e promova reflexões críticas sobre inclusão e solidariedade entre os(as) alunos(as). Mesmo em turmas sem alunos(as) com deficiência, a prática do Goalball pode incentivar a compreensão das diversidades e a importância da empatia, contribuindo para um ambiente escolar mais acolhedor e respeitoso. O recurso educacional resultante será uma proposta didática sistematizada, elaborada no formato de e-book, voltada a professores de Educação Física da Educação Básica. A proposta tem como objetivo subsidiar a prática docente, oferecendo orientações e sugestões de atividades que podem ser adaptadas e replicadas em diferentes contextos escolares.

Downloads

Publicado

2025-09-27