Práticas corporais de matriz africana na educação física escolar: cultura, resistência e reconhecimento étnico-racial

Autores

Palavras-chave:

Cultura Afro-Brasileira, Processos Educativos, Saberes Ancestrais

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma proposta de intervenção que visa integrar a matriz africana nas aulas de Educação Física, destacando sua importância nas unidades temáticas de danças, jogos e lutas. À vista disso, é uma resposta à falta de metodologias para trabalhar essas manifestações culturais dentro da pedagogia escolar, alinhando-se ao estudo e debate sobre a Base Nacional Comum Curricular e ao objetivo de promover uma formação multicultural e conscientização sobre as relações étnico-raciais e a cultura afro-brasileira. A pesquisa será realizada com uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública municipal de Sorocaba/SP, sob a atuação do próprio professor-pesquisador. A metodologia adotada é de natureza qualitativa com aportes da antropologia interpretativa que compreende os fenômenos culturais por meio da interpretação dos significados atribuídos pelos sujeitos. A coleta de dados será feita por meio de notas de campo e registros audiovisuais, com o intuito de captar as experiências, percepções e interações durante as 16 aulas da unidade didática. Espera-se que, ao fim do processo, as aulas se tornem mais significativas, participativas e críticas, promovendo um ambiente educativo que amplie a compreensão dos alunos sobre as questões raciais e culturais que formam a base da sociedade brasileira, com especial atenção às contribuições da cultura afro-brasileira no campo das manifestações culturais. Sendo assim, o recurso educacional será a própria unidade didática desenvolvida, com propostas interventivas acerca das práticas corporais de matriz africana como a tríade danças, jogos e lutas.

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Publicado

2025-09-27