Jogos competitivos orientados pela metodologia callejera: estratégias didáticas para a construção da autonomia e do empoderamento de meninas nas aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Metodologia Callejera, Gênero, Ensino Fundamental Anos Iniciais

Resumo

Este estudo parte da inquietação diante do afastamento ou baixa participação das meninas nas aulas de Educação Física, especialmente em atividades de jogos competitivos. Diante disso, propomos investigar o engajamento das meninas nas aulas orientadas pela metodologia callejera, inspirada no Fútbol Callejero, prática corporal inovadora com potencial educativo e transformador. Essa abordagem promove valores como respeito, solidariedade e cooperação, ao permitir que os/as próprios/as participantes construam regras e compartilhem decisões, criando um ambiente crítico, inclusivo e igualitário. O objetivo geral da pesquisa é analisar os processos educativos gerados pela aplicação da metodologia callejera na condução de jogos competitivos em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Para isso, será realizada uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, por meio do desenvolvimento de uma unidade didática baseada em jogos orientados por essa metodologia. A coleta de dados se dará por meio de observação participante registrada em diário de campo e rodas de conversa com os/as estudantes. A análise será conduzida por categorias de codificação, buscando compreender como a proposta interfere na autonomia, no engajamento e na participação das meninas. Entre os resultados esperados está a ampliação da participação feminina de forma ativa, consciente e democrática nos jogos competitivos, valorizando a escuta, a cooperação e a equidade de gênero nas práticas corporais escolares. Como produto educacional, será elaborado um ebook contendo o planejamento da unidade didática e os relatos dos/as estudantes sobre as experiências vivenciadas nas aulas e nas rodas de conversa.

Downloads

Publicado

2025-09-27