O ensino do atletismo na educação infantil: as contribuições dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento infantil

Autores

Palavras-chave:

Atletismo, Ensino Infantil, Brincadeiras

Resumo

O atletismo pode ser considerado um esporte base em função da sua capacidade de ativar diferentes capacidades motoras de seus praticantes e de transmitir ensinamentos que extrapolam a esfera motora, passando a abordar elementos sociais, comportamentais, entre outros. Na Educação Física Escolar, o ensino dos esportes está previsto apenas para os anos do ensino fundamental e geralmente o atletismo não é uma modalidade esportiva popular entre os alunos. Na Educação Infantil a criança deve ter oportunidades de vivenciar diferentes experiências de acordo com os campos de experiências previstos na BNCC, cabendo à Educação Física abordar os temas relacionados à cultura corporal de movimento de maneira lúdica com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da criança através do uso dos jogos e brincadeiras, mas não há um maior direcionamento dos conteúdos da Educação Física para aplicá-los no ensino infantil. O brincar para as crianças é fundamental na medida em que é através das brincadeiras que elas interagem com os seus pares e com ambiente em que elas estão inseridas, é brincando que ela se torna capaz de demonstrar sentimentos, sensações, superar desafios e se expressar de maneira, mais eficaz. Diante disto, partindo da dificuldade de relacionar os conteúdos programáticos da Educação Física, principalmente sob a ótica do ensino dos esportes, com os campos de experiências previstos para a Educação Infantil, construímos uma unidade didática abordando elementos do atletismo através de jogos e brincadeiras com crianças de 5 anos em uma Escola Municipal de Educação Infantil no Município de Ribeirão Preto no Estado de São Paulo com o objetivo de disponibilizar um guia didático de mini atletismo para utilização em aulas com o público alvo desta faixa etária.

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Publicado

2025-09-27