Estudo das ações docentes de educação física do ensino médio integrado ao técnico pós-BNCC de uma rede de ensino municipal da Grande São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Atuação Docente, Educação Física, Ensino Médio Integrado ao Técnico

Resumo

O sistema educacional brasileiro passou por reformas significativas, em especial com a Lei nº 13.415/2017, que reestruturou os currículos do ensino médio e enfatizou a formação profissional e técnica em detrimento à formação geral básica. A Educação Física, integrada à Base Nacional Comum Curricular, enfrenta o desafio de manter sua relevância pedagógica em meio a essa mudança rumo à educação técnica e profissional. A forma como educadores interpretam e implementam essas mudanças legislativas é essencial para o desenvolvimento da Educação Física nos programas do Ensino Médio Integrado ao Técnico (EMIT), ressaltando a importância de práticas pedagógicas que equilibrem a formação integral e especializada. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar como docentes de Educação Física do EMIT têm lidado com as transformações da legislação que implicaram em suas práticas pedagógicas junto ao componente curricular. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com foco na compreensão das percepções, experiências e estratégias de docentes de Educação Física que atuam no EMIT de uma rede municipal de ensino da região da Grande São Paulo. Os instrumentos de coleta de informações são: a) análise documental do plano de trabalho docente (PTD) utilizado para balizar sua atuação docente, b) questionário aplicado aos nove docentes de Educação Física atuantes da rede de ensino em questão, c) diários de campo com registros da Mini Jornada de Formação Pedagógica (MJFP) organizada pelo professor-pesquisador. Os dados coletados serão analisados com base na técnica de análise de conteúdo, permitindo a categorização temática dos mesmos. Esperamos ampliar as possibilidades do trabalho de docentes de Educação Física atuantes do EMIT mostrando as estratégias pedagógicas que estes utilizam para superar as barreiras que encontram nessa etapa peculiar do ensino básico. Com recurso educacional, será elaborado um Guia Didático-Pedagógico com possibilidades de ações e intervenções docentes.

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Publicado

2025-09-27