Planejamento em educação física escolar: reflexões para um currículo comum

Autores

  • Tálita Cristiane Dardes Dezotti
  • Yara Aparecida Couto

Palavras-chave:

Educação Física, Planejamento, Currículo

Resumo

O ato de planejar, para o professor, se faz necessário para organizar o que e como será desenvolvido determinado conteúdo. No município onde está sendo realizado este estudo, não há um currículo para o componente curricular Educação Física ou propostas que orientem o trabalho do professor. A Base Nacional Comum Curricular, BNCC, é o documento que atualmente orienta e sugere o que pode ser objeto de estudo em cada fase escolar, oferecendo uma estrutura para que cada rede elabore seu próprio currículo, contudo é um documento recente e encontra-se em fase de implementação. O momento para discutir a elaboração de um currículo que seja comum ao município é atual e seu início se dá a partir da compreensão de como o planejamento tem sido realizado. O presente estudo tem como objetivo investigar como os professores de Educação Física do ciclo I do Ensino Fundamental, efetivos e em exercício na rede municipal de Tambaú-SP, realizam seus planejamentos e se eles são efetivados. Para esta pesquisa de natureza qualitativa, o instrumento de coleta de dados será uma entrevista semiestruturada, escolhida porque permite explorações acerca das respostas, obtendo maior detalhamento no assunto. Na análise dos dados será feita uma categorização, relacionando com a revisão bibliográfica pesquisada. A expectativa do trabalho é que esse momento seja um pensar coletivo, pois abre possibilidade de trocas de experiências dos professores e envolvidos, debate este que enriquecerá a construção do produto final em formato de ebook, que é o que chegará aos docentes e alunos. Portanto, a reflexão sobre a ação pedagógica pode ser o agente transformador de uma realidade que apesar de garantir o componente na escola, não garante sua sistematização. Acredita-se que o debate acerca do planejamento dará oportunidade de pensar, dentre outras questões, num currículo comum que privilegie quem dele precisar.

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Publicado

2025-10-02