O impacto da implementação do teaching games for understanding na percepção de sucesso e participação feminina nas aulas de educação física escolar
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Ensino Fundamental Anos Finais, Participação Feminina, TGFUResumo
A Educação Física Escolar sempre enfrentou problemas relacionados à participação feminina em suas aulas, tendo em vista que suas atividades eram consideradas inapropriadas às meninas. Situação esta que, apesar das conquistas femininas, perdura até os dias atuais, se refletindo nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, sobretudo nos anos finais, em que se nota certa dificuldade das meninas para participarem das atividades práticas, principalmente quando essa participação é compartilhada com os meninos e/ou exige delas determinadas habilidades não exploradas anteriormente. Essa pesquisa-ação de caráter qualitativo se propõe a responder à seguinte questão-problema: Até que ponto essa não participação das meninas nas aulas mistas de Educação Física é perpassada pela influência cultural nas questões de sexo e gênero e como proporcionar oportunidades iguais para todos e todas, independente de gênero, estrutura física ou nível de habilidade? O Objetivo é analisar o impacto da implementação do Teaching Games for Understanding (TGfU) na percepção de sucesso e participação feminina nas aulas de Educação Física Escolar em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal situada na zona urbana do município de Feira de Santana – BA, Brasil. Em uma unidade didática serão utilizados como instrumentos para coleta de dados os diários de aula, com registros acontecendo antes, durante e imediatamente após as aulas e as rodas de conversa com os estudantes que serão gravadas e posteriormente transcritas. Após a coleta e leitura do corpus de análise, os dados serão analisados e categorizados, tentando-se obter respostas às questões da pesquisa para posterior discussão dos resultados. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e os participantes do estudo assinaram o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE), e os seus pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais do Seminário de Pesquisas do ProEF/UFSCar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.