Os jogos sociomotrizes de cooperação e suas implicações na (in)disciplina discente
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Jogos Sociomotrizes de Cooperação, IndisciplinaResumo
A indisciplina é vista como um grande problema educacional e muito se tem discutido sobre este tema. A Educação Física na escola não sai ilesa deste problema deparando-se com situações cotidianas que são um entrave ao bom andamento das aulas, prejudicando o aprendizado dos conteúdos e dificultando o aprofundamento das temáticas propostas pelo professor. Visualizamos nos jogos de cooperação, que oferecem vivências de participação nas quais o aluno tem que buscar com o(s) outro(s) resolver situações de jogo colaborativamente, a possibilidade de que aspectos relacionados à solidariedade, respeito e empatia estejam presentes no desenvolvimento das atividades. Assim, os objetivos desta pesquisa são identificar e analisar as implicações dos jogos sociomotrizes de cooperação, a partir da lógica interna e com base na praxiologia motriz, na (in)disciplina dos estudantes nas aulas de Educação Física. A pesquisa caracteriza-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados são: a) diários de aula, para as observações de situações de indisciplina durante as aulas de Educação Física e, b) rodas de conversa, após a intervenção do professor-pesquisador com uma unidade didática de jogos de cooperação, com o intuito de compreender através da fala dos alunos, se os mesmos conseguem relacionar as atividades propostas com o contexto da (in)disciplina nas aulas de Educação Física. O trabalho será realizado em uma escola pública da rede municipal de ensino de Matão/SP, com uma turma de 25 alunos do 5º ano do ensino fundamental I. Pretendemos, com essa investigação, aprofundar o conhecimento sobre os jogos sociomotrizes de cooperação vivenciados pelos alunos e como tais jogos podem ser compreendidos e utilizados de maneira a melhorar aspectos de convivência nas aulas de Educação Física, promovendo uma melhora na disciplina e favorecendo um aprendizado significativo dos aspectos sócio-relacionais entre alunos-alunos e alunos-professor.
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