A educação física e as dimensões do conteúdo na BNCC: um estudo a partir dos planos de ensino dos professores de uma rede municipal de ensino
Palavras-chave:
BNCC, Educação Física Escolar, Dimensões do ConhecimentoResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada no ano 2017 visa promover modificações nos currículos das redes de ensino e escolas do país, estimulando o desenvolvimento de aprendizagens essenciais, com base nas teorias de competências e habilidades. Para a disciplina de Educação Física a maior novidade é a inclusão das dimensões do conhecimento: Experimentação, Uso e Apropriação, Fruição, Reflexão Sobre a Ação, Construção de Valores, Análise, Compreensão e Protagonismo Comunitário, conceitos construídos pelos autores do documento. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar e mapear como a base e os professores de Educação Física abordam saberes relacionados a cada uma das dimensões e propor alternativas para tematizar os conteúdos. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa na coleta e análise dos dados. Na primeira etapa, a técnica utilizada foi a pesquisa documental, analisando a BNCC e os planos de ensino dos 8º e 9º anos criados pelos professores de Educação Física de uma rede de ensino municipal de São Paulo. Já na segunda etapa será utilizada a roda de conversa com professores de Educação Física do município em questão, com um roteiro de tópicos relativos ao problema. Identificamos, na BNCC, que as dimensões receberam poucas linhas de explicação, carecendo de maior aprofundamento para poderem ser compreendidas e, eventualmente, incorporadas pelos docentes da área e que as habilidades se relacionam a mais de uma dimensão. Em relação aos 19 planos de ensino analisados de 5 professores diferentes, identificamos um total de 99 expectativas, que demonstram uma pequena abordagem de saberes relacionados à Fruição e ao Protagonismo Comunitário e a inclusão de muitos conhecimentos relativos à Construção de Valores e à Análise. Consideramos que as dimensões do conhecimento têm o potencial de estimular um ensino amplificado dos conteúdos, mas precisa ser bem compreendida pelos professores.
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