Processos educativos emergentes de uma unidade didática com o fútbol callejero nas aulas de educação física

Autores

  • Tiago Grifoni
  • Osmar Moreira de Souza Júnior

Palavras-chave:

Fútbol Callejero, Processos Educativos, Educação Física Escolar

Resumo

Considerando a emergência do Fútbol Callejero como ferramenta da educação popular em especial em países da América Latina, o presente estudo por meio dos pressupostos da pesquisa-ação, tem por objetivo analisar os processos educativos relacionados aos saberes atitudinais decorrentes da aplicação de uma unidade didática com o Fútbol Callejero nas aulas de Educação Física envolvendo uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa constitui-se como uma pesquisa-ação, os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram os diários de aula e as rodas de conversa. A unidade didática foi composta de 16 aulas, realizadas em oito encontros semanais com aulas duplas realizadas as sextas-feiras, nos quais foram desenvolvidos os seguintes temas: relações de gênero nos esportes, Fútbol Callejero e seus três pilares, protagonismo juvenil, mediação no Fútbol Callejero e organização de um festival entre a turma utilizando a Metodologia Callejera, o caminho metodológico definido para orientar a pesquisa é a Sistematização de Experiências proposta por Jara Holliday. Analisando parcialmente os dados obtidos podemos destacar destacamos a mudança de comportamento por parte de alguns alunos que no inicio da intervenção eram hostis, com atitudes desrespeitosas, excludentes e que no decorrer do projeto foram aparecendo atitudes de cooperação, respeito e solidariedade, mostrando que a turma incorporou os pilares da Metodologia Callejera.

Downloads

Publicado

2025-09-26