Currículo cultural: práticas corporais de matrizes indígenas e africanas na educação física escolar

Autores

  • Alisson Aurélio Rosa
  • Glauco Nunes Souto Ramos

Resumo

É inegável que a sociedade brasileira apresenta influências marcadas pelas culturas de matrizes africanas e indígenas, porém, quando adentramos nas escolas e analisamos as práticas pedagógicas de grande parte dos/as professores/as, verificamos a quase inexistência destas manifestações culturais, demandando mudanças de mentalidade de toda a comunidade escolar. Assim, encararmos o desafio de que uma educação pautada na perspectiva destes grupos étnicos é necessário. O presente trabalho tem como objetivo analisar uma proposta de ensino que tematiza as práticas corporais africanas e indígenas no ensino fundamental em aulas de Educação Física. Sustentado na concepção do currículo cultural, esta pesquisa visa levar alunos/as e professor-pesquisador a compreenderem como a tematização de tais práticas corporais podem ser importantes para a descolonização do currículo. Estudarmos os documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, passou a ser essencial, principalmente quanto ao diálogo com as questões da multiplicidade de cultura, ponto marcante do currículo cultural. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa, durante um semestre letivo, com alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Araraquara/SP, na qual o professor-pesquisador utilizou diários de aula como instrumento de coleta de dados, na intenção de registrar as informações recolhidas durante o processo investigatório, à luz dos procedimentos didáticos e princípios pedagógicos do currículo cultural. A análise dos dados será feita através do estabelecimento de categorias após a coleta dos dados, em diálogo com a literatura estudada. A expectativa do estudo é de propiciar espaços educativos que possibilitem o combate à colonialidade, privilegiando a corporeidade negra e indígena. Quanto ao Produto Educacional, sendo a intenção da pesquisa evidenciar as práticas corporais indígenas e africanas para a implementação das leis 11645/08 e 10639/03, será produzido um fanzine para introduzir os saberes destes grupos étnicos.

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Publicado

2025-07-16