A educação física no/e o itinerário formativo do novo ensino médio: perspectivas e desafios
Resumo
A lei no 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e ficou conhecida como “Novo Ensino Médio”. Além de mudanças na estrutura e grade horária, flexibilizou o currículo, inserindo os itinerários formativos. As escolas públicas estaduais de São Paulo iniciaram a implementação no ano 2021, em plena pandemia de Covid-19. Tem havido falta de orientação e de clareza por parte da Secretaria Estadual de Educação e das escolas de como os professores devem trabalhar e desenvolver, especialmente, os itinerários formativos. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar os processos de ensino na Educação Física desenvolvidos nas aulas de atuação da professora-pesquisadora no Novo Ensino Médio, inseridas nos itinerários formativos da área de Códigos e Linguagens. Do ponto de vista metodológico, o estudo se caracteriza enquanto qualitativo, através da pesquisa de intervenção pedagógica, acontecida no 1° semestre letivo de 2022, com estudantes das 2as séries do Novo Ensino Médio matriculados no itinerário formativo “#SeLiganaMidia”, Componente 3: Jornalismo e inclusão nos esportes: práticas e experimentações. A coleta de dados foi realizada através dos diários de aulas e questionários elaborados pela professora-pesquisadora. A análise dos dados se dará através da elaboração de categorias a partir de leituras e identificações de aspectos
centrais para a pesquisa dos relatórios elaborados. Há uma expectativa de que os dados apontem os possíveis impactos, positivos e negativos, deste novo modelo para a Educação Física escolar. Como produto educacional pretende-se desenvolver um curso de formação para apoiar os professores nesta transição, este será disponibilizado na plataforma Portal de Cursos Abertos (PoCA), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos.