Linguagem corporal e expressividade: um olhar sobre as aulas de educação física escolar com crianças bem pequenas
Resumo
Ao voltarmos nosso olhar sobre o início do desenvolvimento humano nos deparamos com um vasto campo de vivências e experimentações das crianças bem pequenas para descobrir o mundo e a si mesmas. Como fio condutor de todo o processo de descoberta temos o corpo e seus movimentos das mais variadas formas e com as mais diversas expressões e gestos. Objetivou-se com esta pesquisa explorar os campos de experiências da Educação Infantil por meio de ações pedagógicas articuladas a práticas
lúdicas evidenciando as dimensões do corpo e da linguagem nos processos de aprendizagem das crianças bem pequenas, especialmente nos âmbitos gestual e expressivo. A pesquisa foi desenvolvida em forma qualitativa por meio de uma pesquisa-ação da professora pesquisadora visando o planejamento e a realização das ações pedagógicas. Os participantes foram alunos regularmente matriculados no Grupo 2 (G2), que contempla a faixa etária de 2 anos de idade, de uma escola de educação infantil no interior de Minas Gerais. A partir da sistematização de uma unidade didática com 12 aulas organizando tempos, espaços, situações e materiais que favorecessem aprendizagens significativas para os alunos mediante focalização dos elementos da linguagem corporal de movimento propostos por Rudolf Laban foram registradas, através de diários de campo, fotos e vídeos, as experiências das crianças para posterior análise em diálogo com a fundamentação teórica. Os resultados preliminares encaminham para a discussão de temas envolvendo o corpo em seus diversos espaços; os materiais e o imaginário infantil; e as relações socioemocionais. O produto educacional pretendido será a elaboração de um site das experiências vivenciadas e desenvolvidas da unidade didática com educadores da Educação Infantil.