Alfabetização corporal na educação de jovens e adultos
Resumo
A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos ainda é um componente curricular marginalizado na modalidade, guardando as devidas proporções, se confunde com os desafios da própria EJA, no que diz respeito à falta de políticas públicas que garantam viabilidade e continuidade da Educação Física Escolar nessa modalidade de ensino. Com o objetivo de investigar como a cultura corporal de movimento pode contribuir com o bem-estar e a valorização da Educação de Jovens e Adultos, assim como, indagar em que medida a educação formal tem contribuído para a construção da cidadania e inclusão social, foi aplicada através da pesquisa-ação, uma unidade didática com 14 aulas para estudantes da etapa básica do período noturno, tendo os temas culturais jogos, brincadeiras e danças como eixo condutor para análise. Os procedimentos metodológicos para coletas de informações, organização e análise de dados orientaram-se pelos seguintes instrumentos: diário de campo e observação. Após a análise de dados, buscou-se através das categorias “As memórias como corpo coletivo”, “Diferenças e a decolonização do currículo” e “Qual é o lugar do corpo na EJA?”, discutir as contribuições da Educação Física Escolar na formação integral dos/as estudantes, valorizando as memórias compartilhadas e as experiências de construção de um corpo único e também diverso. Espera-se com os resultados obtidos, que a Educação Física nessa modalidade possa ter seu espaço ampliado para além de documentos e discussões, com políticas públicas que garantam o direito dos/as estudantes de participarem efetivamente das aulas, respeitando as especificidades desse público e suas necessidades. Como ideia para o produto educacional, temos como proposta construir um livreto baseado na proposição da unidade didática.