Esportes de rede com implementos: possibilidades e intervenções nas aulas de educação física escolar para os anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Dayanna do Carmo de Abreu Magalhães
  • Yara Aparecida Couto
  • Nathan Raphael Varotto

Resumo

Os Esportes de Raquete têm se mostrado uma ação propositiva para aqueles e aquelas estudantes que pouco participam das aulas de Educação Física e é assegurado conteúdo previsto pela Base Nacional Comum Curricular para os 8º e 9º anos do ensino fundamental, para o componente curricular Educação Física. No entanto, muitos professores e professoras alegam que a omissão das modalidades de esportes de raquete se deve primordialmente à falta de materiais e espaço apropriados para a prática. A presente pesquisa trata-se de um estudo em curso e tem como objetivo: elaborar, implementar e avaliar uma unidade didática para o objeto de conhecimento esporte de rede/parede com implementos, tendo como perspectiva os esportes para conhecer. A partir de um questionário prévio, enviados aos docentes da rede estadual de São João da Boa Vista/SP sobre o tema, verificou-se que a habilidades previstas não estavam sendo desenvolvidas, situação reafirmada em um breve mapeamento com educandos e educandas que, em sua maioria, relataram desconhecer o tema. Com as problemáticas apresentadas a pesquisa qualitativa e desde a pesquisa-ação, está sendo realizada com 31 alunos de uma turma do 8º ano do ensino fundamental em uma escola estadual por meio de três etapas: elaboração de uma unidade didática de Esportes de Raquete; intervenção da unidade didática e avaliação da unidade didática. Os dados estão sendo coletados através de diários de campo das referidas aulas e serão analisados qualitativamente através da construção de categorias. Espera-se como resultado o desenvolvimento de uma unidade didática fundamentada pela Base Nacional Comum Curricular cabível a escolas públicas. O estudo possibilitará a produção de um livro impresso e e-book como produto educacional.

Downloads

Publicado

2025-07-16