Métodos de ensino e modalidades esportivas não convencionais em aulas de educação física escolar
Resumo
A partir dos movimentos renovadores da década de 1980, iniciou-se na Educação Física uma reflexão sobre o esporte enquanto conteúdo, suas diversas maneiras de ser discutido em sala de aula e as modalidades esportivas efetivamente incluídas no currículo escolar. Neste intervalo, surgiram métodos inovadores de ensino do esporte, ainda que o ensino por métodos tradicionais continue sendo predominante. De modo semelhante, as modalidades esportivas convencionais (de amplo apelo popular e maior permeabilidade cultural) permanecem ocupando maior espaço na Educação Física Escolar, em detrimento de um leque de opções mais variado que inclua também modalidades esportivas não convencionais (recém-criadas ou pouco conhecidas no contexto local). O objetivo deste estudo é investigar a relação entre diferentes métodos de ensino do esporte e a escolha de modalidades esportivas em aulas de Educação Física Escolar para estudantes de duas turmas de 9º ano de uma escola pública de Campinas-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico. Foram aplicadas duas unidades didáticas com alternância entre métodos de ensino e tipo de modalidade esportiva: métodos tradicionais ou inovadores combinados com modalidade esportiva convencional (basquetebol) ou não convencional (ultimate frisbee). A coleta de dados foi realizada por meio da gravação de rodas de conversa realizadas antes e após as atividades. Os dados obtidos serão analisados sob a modalidade do fenômeno situado. A análise inicial demonstra uma percepção positiva a respeito dos métodos inovadores de ensino, embora a ideia de jogar melhor siga conectada a exercícios tidos como tradicionais. Já a respeito da escolha por modalidades esportivas não convencionais, sugere-se um entendimento dos benefícios de conhecer outros esportes, embora a maioria dos estudantes prefira os esportes convencionais. Como produto educacional, será elaborada uma publicação digital para ensino do ultimate frisbee.