Tematização do lazer nas aulas de educação física de uma turma de ensino fundamental

Autores

  • Guilherme Salvador
  • Fábio Ricardo Mizuno Lemos

Resumo

O presente estudo tem como ponto de partida a problemática do lazer nas aulas de Educação Física, sobretudo no que diz respeito à falta de abordagem e compreensão sobre esse direito constitucional. Muitas vezes o lazer é entendido apenas como possibilidade prática, não se atentando ao seu caráter sociocultural e ideológico, fazendo com que a vivência do lazer alcance características passivas (aceitação do formato imposto pela sociedade). Partindo desse problema, o objetivo deste estudo consiste em descrever e analisar o desenvolvimento da temática Lazer nas aulas de Educação Física de uma turma do Ensino Fundamental, a partir da leitura crítica dos espaços e das possibilidades de lazer na escola e na comunidade. Para isso será utilizada a abordagem qualitativa para compreender aspectos subjetivos relacionados ao fenômeno social lazer. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados o diário de campo, contendo registros e transcrição de filmagens, além de entrevistas individuais. Participarão dessa pesquisa 30 alunos(as) matriculados(as) no oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de São Paulo, que estarão imersos na aplicação de uma unidade didática relacionada ao lazer, contendo 8 aulas de 45 minutos. Para a análise de dados, utilizaremos a abordagem de análise do fenômeno situado, destacando-se unidades de significado que serão posteriormente organizadas em categorias. Partindo de uma compreensão de que o lazer é pouco tematizado na escola, espera-se que as vivências e reflexões críticas sobre o lazer possam promover compreensões e transformações nas atitudes e comportamentos, possibilitando oportunidades de vivências significativas relacionadas ao lazer e de leituras críticas que indiquem caminhos para almejar melhores condições de lazer na escola e comunidade. O produto educacional relacionado à pesquisa será uma unidade didática que desenvolve o tema lazer considerando o contexto de bairros economicamente desfavorecidos.

Downloads

Publicado

2025-08-03