Educação física na educação infantil: como os profissionais tem abordado este tema com crianças de 0 a 3 anos?
Resumo
A Educação Física é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar. Mesmo sendo considerada obrigatória, a redação genérica da legislação brasileira não assegura a presença da disciplina em todas as etapas da Educação Básica, não garante que as aulas serão ministradas por profissionais especialistas, e não certifica que os alunos terão acesso ao objeto de estudo próprio expressos nos componentes da cultura corporal de movimento. Considerando a importância de oportunizar atividades adequadas às crianças, de acordo com sua faixa etária, a fim de potencializar o movimentar-se infantil, é fundamental saber como esse conteúdo tem sido ofertado para as crianças. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é investigar, junto aos profissionais da educação infantil, como a Educação Física tem sido ofertada às crianças de 0 a 3 anos e, a partir dessa reflexão e de revisão de literatura, propor um conjunto de experiências/propostas a fim de colaborar com os profissionais que atuam na faixa etária de 0 a 3 anos em suas práticas relacionadas ao corpo e ao movimento. O procedimento inclui a aplicação de um questionário por meio da plataforma Google Forms que estava dividido em duas partes: uma referente à identificação dos participantes (formação acadêmica, tempo de atuação profissional, área de atuação profissional) e outra sobre a oferta de educação física às crianças de 0 a 3 anos, destacando principais ações e dificuldades. Os dados obtidos serão organizados em forma de tabelas e/ou gráficos, análises descritivas e estatísticas (quando apropriado). As análises das devolutivas destes profissionais irão subsidiar a elaboração de um conjunto de experiências/propostas, que será disponibilizado de forma digital aos profissionais (produto educacional).