Igualdade de direitos entre meninos e meninas nas aulas de educação física escolar
Resumo
No presente trabalho pretendemos viabilizar a conscientização crítica e afetiva de alunos e alunas do 5° ano do ensino fundamental, sobre a importância da igualdade de gênero, como por exemplo, entender o porquê em uma aula (livre), meninos e meninas se separam. O objetivo do presente trabalho é compreender como se dá a exclusão de gênero nas aulas de educação física principalmente no momento de aula livre, e analisar a efetividade de uma intervenção pedagógica orientada pela implementação de uma unidade didática constituída a partir de temas geradores na desconstrução da desigualdade de gênero. A partir de uma abordagem qualitativa que procura aprofundar a compreensão de problemas, de pessoas e de relacionamentos, optamos por adotar a pesquisa-ação como pressuposto metodológico, envolvendo três fases: 1. Planejamento, que envolve reconhecimento da situação; 2. Tomada de decisão; e 3. Encontro de fatos sobre os resultados da ação. Serão utilizados como instrumentos de produção de dados o questionário diagnóstico, grupo focal e o diário de aula. Como metodologia de analise os dados desta pesquisa serão analisados de acordo com categorias de codificação e será feito em três etapas: Leitura dos documentos (Questionários, Grupo Focal e Diário de Aula), Codificação dos materiais (Áudios, Vídeos, Diário) e combinação e agrupamento dos Códigos. Esperamos que ao final da pesquisa possamos compreender melhor os contextos em que se dão as exclusões de gênero nas aulas de Educação Física e o potencial da proposta de intervenção pedagógica com as unidades didáticas e temas geradores, nos processos de conscientização de alunos e alunas sobre as desigualdades de gênero nas práticas corporais. O trabalho irá gerar um produto educacional em forma de documentário.