Implementação de um currículo dos futebóis para a educação física nos anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Mariama Silva Gouvêa Barreto
  • Osmar Moreira de Souza Júnior

Resumo

No presente trabalho buscaremos investigar se um currículo dos futebóis, com vivências e reflexões críticas dessa prática corporal é capaz de abrir os horizontes de aprendizagem e proporcionar aos(às) alunos(as) acesso à dimensão sociocultural do futebol. A pesquisa tem como objetivo investigar a elaboração de um currículo dos futebóis para a Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, e a implementação de uma unidade didática deste currículo com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental e analisar os processos educativos emergentes dessa intervenção. O referencial teórico do trabalho será decorrente de uma revisão de literatura que está estruturada em duas frentes. A primeira trata da organização curricular, partindo de uma conceituação de currículo, para a problematização da ausência de uma tradição curricular na Educação Física e o seu percurso histórico. A segunda partirá de uma primeira contextualização para a compreensão da superação do paradigma do futebol moderno pelos futebóis, para em seguida analisar os processos que envolvem os contextos de ensino e aprendizagem dos futebóis no cenário escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação em que o instrumento de produção de dados a ser utilizado será o diário de aula, tendo como fontes a observação participante e gravações de vídeos e áudios. Os dados da pesquisa serão analisados mediante a análise de categorias de codificação em três etapas: organização e leitura dos documentos, codificação dos materiais e categorização. Esperamos que ao final da pesquisa, com a elaboração do currículo dos futebóis para os anos finais do Ensino Fundamental e sua implementação parcial com o 8° ano, essa abordagem passe a contemplar também a lógica externa dos futebóis e, que os(as) alunos(as) tenham acesso à sua dimensão sociocultural. O trabalho irá gerar um produto educacional em formato de um curso aberto gratuito e a distância pelo Portal de Cursos Abertos (PoCA) com certificação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2025-08-03