Atividades aquáticas nas aulas de educação física escolar
Resumo
A Educação Física no contexto da educação básica brasileira perpassa por uma forte construção histórica e social, que contribuiu para delinear as propostas curriculares, alicerçadas atualmente pela Base Nacional Comum Curricular. As aulas visam contemplar uma diversificada proposta de atividades da cultura corporal do movimento, divididas pela base no Ensino Fundamental em seis unidades temáticas (brincadeiras e jogos, esportes, ginástica, dança, lutas e práticas corporais de aventura), e embora a base não apresente as atividades aquáticas como uma das práticas corporais organizadas, ela destaca a necessidade e a pertinência de oportunizá-las, dado seu inegável valor para a segurança pessoal, fruição no lazer e aprendizagens singulares, garantindo o direito do cidadão de experimentar, desfrutar, apreciar e criar. Assim, o objetivo deste estudo é oportunizar a prática de atividades aquáticas em cada uma das seis unidades temáticas, a fim de investigar as possibilidades e os benefícios das atividades aquáticas como conteúdo curricular da Educação Física Escolar. Participarão do estudo 68 alunos matriculados no 3° ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos previstos incluirão: a) elaboração de uma unidade didática de 16 aulas, com sequências didáticas de atividades aquáticas em cada uma das seis unidades temáticas sugeridas na Base Nacional Comum Curricular; b) aplicação da unidade didática nas aulas de Educação Física Escolar; c) avaliação da aplicabilidade desta unidade didática e da influência da sua realização sobre aspectos comportamentais, motores e sociais dos alunos. Os instrumentos utilizados serão: rodas de conversa sistematizadas e filmadas e diário de bordo. Espera-se propiciar novos olhares sobre a seleção dos conteúdos das aulas de Educação Física Escolar voltados para o meio aquático. O produto educacional apresentará propostas de aulas com atividades aquáticas, do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, para as seis unidades temáticas.