Protagonismo juvenil nas aulas de educação física: análise da construção de uma sequência didática com discentes do ensino fundamental
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Protagonismo Juvenil, DialogicidadeResumo
A premissa deste estudo parte de uma inquietação em meu fazer docente, em virtude do aumento significativo de estudantes que se afastam das aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. As causas que desencorajam o comprometimento dos estudantes geralmente são multifacetadas, em particular, existem aquelas que estão relacionadas a fatores de riscos associados aos mais variados contextos socioculturais, que em muitos casos, fomentam a escolha de estilos de vida danosos, afetando a saúde dos/as adolescentes, influenciando diretamente no comportamento desses/as estudantes nas aulas de Educação Física. Considerando essa situação, este estudo tem como objetivo descrever a construção, compartilhada com os/as discentes, de uma sequência didática com a temática do protagonismo juvenil e analisar o seu desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual a metodologia utilizada está sendo a Intervenção Pedagógica com 20 estudantes matriculados/as no 9° ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de São Paulo, tendo como instrumento de coleta de dados as Notas de Campo. Para a análise dos dados, utilizaremos o Desenvolvimento de Categorias de Codificação, que consiste na identificação dos diferentes tópicos presentes nos dados. Até o presente momento, foram ministradas 10 de um total de 15 aulas propostas. Durante esse período, foi possível verificar algumas questões, como: muitas desconfianças sobre o sigilo das discussões realizadas nas rodas de conversa; baixo índice de rejeição de participação nas atividades propostas; dificuldade em manter a regularidade das aulas destinadas à pesquisa, devido a outras demandas da escola. Com base na importância do engajamento dos estudantes, pretendemos construir o produto educacional de forma colaborativa com os/as discentes da turma. Uma proposta inicial a ser dialogada com eles/as é a produção, pelos/as estudantes, de um minidocumentário que aborde todo o processo da intervenção pedagógica ou alguma parte específica.