Ensino lúdico da capoeira no ensino fundamental: análise de uma proposta realizada nas aulas de educação física
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Capoeira, LudicidadeResumo
A capoeira se configura como uma manifestação da cultura popular, criada em uma condição de escravidão e exploração, e que se ressignifica em trajetória de resistência e ascensão. Entretanto, há pouco conhecimento sobre esse tema, inclusive sendo pouco refletido e vivenciado no ambiente escolar, que é um excelente espaço de socialização de saberes. Com isso, é necessário maior exploração do tema capoeira como forma de construir valores sociais positivos em relação às possibilidades reais de um olhar lúdico sobre a capoeira. Portanto, o objetivo deste estudo é desenvolver e analisar uma proposta lúdica de ensino de capoeira nas aulas de Educação Física para uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa e a metodologia utilizada está sendo a Intervenção Pedagógica, tendo como instrumento de coleta de dados as Notas de Campo. Estão participando da proposta de ensino, contendo um total previsto de 10 aulas, 20 estudantes matriculados(as) no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Guapiaçu-SP. Após cada aula ministrada, estão sendo registradas as notas de campo. Para a análise de dados, utilizaremos a abordagem de Análise do Fenômeno Situado: leitura das notas de campo; identificação de trechos significativos relacionados à temática pesquisada; construção das categorias de análise; síntese das compreensões. Até o momento foram ministradas 5 aulas, sendo possível constatar: poucos discentes tiveram conhecimentos anteriores sobre a capoeira; necessidade de realizar um trabalho conceitual a fim de ampliar essa noção inicial dos estudantes; envolvimento dos alunos nas atividades (movimentos corporais; manusear e tocar os instrumentos musicais); curiosidade das crianças em saberem detalhes sobre alguns elementos da capoeira; dificuldades na realização de registros (fotos e vídeos). Como produto educacional, temos a intenção de transformar a sequência didática de ensino lúdico de capoeira em história em quadrinhos.