Danças regionais brasileiras nos anos finais do ensino fundamental: analisando uma proposta de ensino em uma disciplina eletiva

Autores

  • Carlos Eduardo Neves
  • Fábio Ricardo Mizuno Lemos

Palavras-chave:

Educação Física, Dança, Cultura

Resumo

A presente pesquisa visa intervir no contexto escolar, a partir do desenvolvimento de aulas relacionadas com as danças regionais brasileiras. A dança regional brasileira não se restringe aos movimentos corporais, podendo ser abordada a partir da localização geográfica, dos costumes, das vestimentas, dos pratos típicos e outros elementos que fazem parte das regiões brasileiras. A bagagem de aprendizados na organização de festas juninas, festas regionais brasileiras e teatro musicado em libras, me faz acreditar ainda mais na necessidade do trabalho com a dança no contexto escolar para que mais pessoas tenham acesso a tudo que envolve essa expressão cultural. Assim, o objetivo da pesquisa está sendo desenvolver e analisar uma sequência didática sobre danças regionais brasileiras em uma disciplina eletiva para os anos finais do ensino fundamental. Para isso, a metodologia utilizada está sendo a Intervenção Pedagógica, com 37 alunos(as) dos anos finais do Ensino Fundamental, matriculados(as) em uma disciplina eletiva sobre Dança, de uma escola pertencente à Rede Estadual do interior do Estado de São Paulo, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática, contendo 18 aulas, das quais 16 já foram ministradas. Para a coleta de dados estão sendo feitos registros dos diálogos estabelecidos e descrição das aulas em diário de bordo. Para análise dos dados, utilizaremos o desenvolvimento de categorias de codificação. Dados preliminares mostram: posicionamentos favoráveis quanto à forma de condução e abordagem das atividades; desconforto anterior, de alguns, em dançar em público; sensação de acolhimento no desenvolvimento das atividades; importância de realização das rodas de conversa; aumento do número de aulas previstas inicialmente; necessidade de intercalar, no decorrer da disciplina eletiva, as aulas voltadas ao projeto de pesquisa; início de novos estudantes e a saída de outros. Como produto educacional será produzido um e-book com a sequência didática desenvolvida.

Downloads

Publicado

2025-08-03