A criação de podcasts nas aulas de educação física: participação de estudantes do 8° ano
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Participação, PodcastResumo
É comum responsabilizar somente o estudante e o professor pelo interesse na participação das aulas na escola. Contudo, autores indicam que existem fatores mais amplos que interferem no “sucesso/fracasso escolar” e, consequentemente, no desinteresse pelas aulas, como estrutura e gestão das escolas. Um fator que muitos atribuem ao desinteresse é a escolha das estratégias adotadas pelos docentes e estudos contribuem para que novas propostas de ensino sejam aplicadas no contexto escolar, incluindo as que envolvem a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Nesse sentido, o uso de podcasts (arquivos em áudio ou vídeo disponibilizados na internet) na educação pode despertar um maior interesse pela aprendizagem dos conteúdos escolares. Assim, o objetivo do presente estudo é desenvolver e analisar a produção de podcasts nas aulas de Educação Física de uma turma de 8° ano do ensino fundamental. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa envolvendo uma turma de 22 estudantes do 8° ano do ensino fundamental de uma escola púbica pertencente à rede municipal de ensino do interior de São Paulo. As coletas de dados serão realizadas por meio de diários de aula produzidos pelo pesquisador, que também é o professor de Educação Física da turma, bem como, entrevista semiestruturada com 12 alunos que serão sorteados. A análise dos dados envolverá três passos: ordenação dos dados (mapeamento), classificação (através de leituras exaustivas e criação de categorias de análise) e análise final (articulação dos dados com o referencial teórico). A expectativa do estudo é que, com a utilização de podcasts como estratégia de ensino nas aulas de Educação Física, os alunos sejam mobilizados e passem a participar mais das aulas. Como produto educacional pretende-se elaborar um podcast indicando o passo-a-passo de sua produção em aulas de Educação Física.