Lazer e educação física: uma proposta de unidade temática para o ensino fundamental

Autores

  • João Batista Coutinho Netto
  • Yara Aparecida Couto

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Lazer, Interesses Culturais do Lazer

Resumo

A perspectiva adotada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o lazer transita entre a compreensão do fenômeno enquanto um espaço-tempo no qual seja possível o desenvolvimento de diversas práticas e como uma condição ou carácter de fruição que determinada experiência pode assumir. Essas interpretações não sugerem o lazer como tema, a partir do qual, conteúdos, habilidades e competências podem ser desenvolvidos no cotidiano escolar. Nesse sentido, o presente estudo emerge da problemática relacionada à ocorrência de certa demanda reprimida no ambiente escolar acerca dos espaços e tempos destinados às práticas de lazer. A partir de estudos sobre os interesses culturais do lazer e em consonância com o corrente debate sobre a garantia aos direitos de acesso constitucionais a tais práticas, o trabalho tem por objetivo investigar as potencialidades pedagógicas da aplicação de uma Unidade Temática de Lazer nas aulas de Educação Física. A abordagem de cunho qualitativo, por meio da metodologia da pesquisa-ação, realizar-se-á com um 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior de São Paulo. O diário de aula servirá como instrumento de coleta de dados e a análise dar-se-á pela análise de conteúdo, em três etapas: organização dos documentos, codificação dos materiais e categorização. Esperamos que os resultados apontem para a importância do lazer enquanto tema gerador de conteúdos para as aulas de Educação Física a partir dos interesses culturais, na medida em que pode configurar ação decisiva na garantia de direitos constitucionais de acesso, na efetivação de aprendizagens, bem como na apropriação de elementos constituintes da cultura. A elaboração de um e-book com estratégias para a implementação da Unidade Temática de Lazer nas aulas de Educação Física escolar consistirá no Produto Educacional.

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Publicado

2025-08-03