Se essa rua fosse minha: construção de uma pedagogia da rua dialógica nas aulas de educação física
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Pedagogia da Rua, DialogicidadeResumo
A proposta deste projeto de pesquisa surge de nossas inquietações em relação ao afastamento das aulas de Educação Física de estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental. A partir dessa problemática, idealizamos um processo de resgate e construção dialógica de jogos que representem o contexto vivido pelos/as estudantes, através dos princípios da pedagogia da rua, dentro de uma perspectiva metafórica e também real, em que eles e elas, de forma autônoma possam resgatar e transformar alguns jogos, alterando suas invariantes, como espaço, número de jogadores, implemento utilizado e regras específicas, com vistas à participação democrática e autêntica. O problema da pesquisa é apresentado através da seguinte pergunta: “Quais processos educativos emergem de uma intervenção dialógica a partir da pedagogia da rua?”. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os processos educativos emergentes da implementação de uma unidade didática orientada por princípios da pedagogia da rua, de forma dialógica com uma turma de 8o ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação estratégica desenvolvida pela própria professora-pesquisadora, por meio da implementação de uma unidade didática compostas por 16 aulas com a turma participante. O instrumento de coleta de dados utilizado será o diário de aula, tendo como fontes para os registros a observação participante e gravações de áudios e vídeos produzidos durante as aulas que incluem as rodas de conversa. A etapa seguinte, análise dos dados, será realizada por meio de categorias de codificação, em três momentos, sendo elas: a organização e leituras dos documentos coletados, a codificação e por último a categorização. A ideia inicial do produto educacional é um e-book descrevendo o processo de construção dos jogos propostos pelos alunos e alunas.