Compreensão emocional: uma proposta para educação física na educação infantil

Autores

  • Letícia Cristina Alves
  • Daniela Godoi Jacomassi

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Educação Infantil, Compreensão Emocional

Resumo

Avançar no conhecimento acerca dos aspectos emocionais se tornou uma demanda pedagógica no contexto pós isolamento social, entretanto tratar o assunto de maneira significativa, superando práticas superficiais me inquietava. Entendendo que a Educação Física pode se revelar um espaço promissor para abordar a temática emoções e que considera o indivíduo como um todo, em seus aspectos motores, sociais, cognitivos e emocionais, foi proposto a elaboração de uma unidade didática que aborde a compreensão emocional. Desta forma, o objetivo do presente estudo é investigar e analisar a viabilidade, as potencialidades e os possíveis desdobramentos da implementação de uma unidade didática sobre compreensão emocional nas aulas de Educação Física para alunas e alunos da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa tendo como método a pesquisa-ação, em que serão implementadas 12 aulas pautadas nas emoções alegria, medo, tristeza, nojo, surpresa e raiva. Participarão do estudo 18 alunos regularmente matriculados na Educação Infantil. Os instrumentos de coleta de dados a serem utilizados serão, um questionário aplicado individualmente antes e depois da implementação da unidade didática; o diário de aula alimentado a partir das impressões da participação e gravação de imagens e registros produzidos pelos alunos por meio da oralidade e desenhos. Todos os dados obtidos pelos diários de aula e pelos registros dos alunos serão organizados, tratados e analisados de forma qualitativa, por meio da análise de conteúdo. Os dados obtidos pelo questionário serão organizados em tabelas ou gráficos e analisados de forma descritiva e estatística, quando apropriado. Espera se observar aprimoramento na capacidade de identificar e nomear as emoções abordadas e contribuir para o aumento do conhecimento sobre as circunstâncias, causas e consequências das emoções abordadas. Como produto educacional pretende-se organizar um livro autoral, com a unidade didática aplicada no estudo e organizar um livro por aluno, com as produções individuais formando um emocionário.

Downloads

Publicado

2025-08-03