“Evasão presencial” nas aulas de educação física: construindo caminhos através de narrativas

Autores

  • Olga da Silva Souza
  • Glauco Nunes Souto Ramos

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Evasão, Narrativas Biográficas

Resumo

Este estudo tem por finalidade entender a motivação da crescente ausência de estudantes nas aulas de Educação Física à medida que as séries na educação básica avançam. A recusa em participar das atividades propostas e desenvolvidas nestas aulas tem gerado um fenômeno que pode ser denominado de “evasão presencial”. Diante desta problemática, o objetivo deste estudo é investigar a percepção que os(as) estudantes possuem das aulas de Educação Física partindo da análise e reflexão de suas lembranças das atividades já experimentadas no ambiente escolar e as perspectivas que possuem em relação as aulas que lhe foram ofertadas ao longo da educação básica. A pesquisa qualitativa será realizada com estudantes do nono ano do ensino fundamental e regularmente matriculados em uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo/SP. A entrevista narrativa será o instrumento para a coleta dos dados biográficos de alunos(as) participantes da pesquisa que, posteriormente, serão transcritos para análise. A análise se dará através da criação de categorias e o diálogo com a literatura consultada será mantido durante a análise e interpretação da transcrição das informações coletadas. A expectativa deste estudo é promover reflexões sobre a evasão presencial, a fim de pensar em intervenções que permitam modificar este cenário, visando contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos a serem abordados nas aulas de Educação Física e a questão central do trabalho que é a diminuição da evasão presencial nas aulas. A presente pesquisa apresenta como proposta de produto educacional a elaboração de um e-book retratando e/ou ilustrando as narrativas autobiográficas que surgirão no decorrer deste estudo.

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Publicado

2025-08-03