Formação continuada dos professores de educação física na perspectiva inclusiva para alunos com deficiência intelectual e transtornos globais do desenvolvimento: uma abordagem urgente e necessária
Palavras-chave:
Educação Física Inclusiva, Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do DesenvolvimentoResumo
Considerando-se o aumento das matrículas de alunos com deficiência nas escolas públicas regulares, nota-se dificuldades em proporcionar aulas de Educação Física realmente inclusivas, haja vista que a formação dos professores acerca do tema inclusão é, por vezes, superficial. A proposta deste projeto de pesquisa é analisar o conhecimento dos professores da rede municipal de ensino sobre Deficiência Intelectual (DI) e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) na perspectiva da educação física inclusiva para alunos que fazem parte do Público Alvo da Educação Especial (PAEE) e propor ações formativas que contemplem o atendimento dos alunos com DI / TGD para os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa da qual participarão professores de Educação Física que atendem alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O instrumento utilizado para a coleta de dados será um questionário, cuja aplicação será realizada via Google Forms. Para análise de dados pretende-se utilizar a análise de conteúdo. As informações obtidas a partir destas análises irão subsidiar a elaboração de curso de formação a ser oferecido para possível capacitação aos docentes da rede municipal de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais do Seminário de Pesquisas do ProEF/UFSCar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.