Jogos esportivos coletivos mistos de revezamento nas olimpíadas escolares

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Jogos Esportivos Coletivos, Relações de Gênero

Resumo

A pesquisa visa investigar como os eventos escolares podem ser utilizados para abordar o afastamento dos alunos das aulas de Educação Física, explorando as relações de gênero e a indisciplina no contexto escolar. O objetivo principal é analisar os processos educativos emergentes dos Jogos Esportivos Coletivos Mistos de Revezamento (JECMR) no contexto das aulas de educação física escolar, promovendo a igualdade de gênero. A pesquisa é qualitativa, utilizando a metodologia de pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados incluem o diário de aula e a formação de grupos focais. Os dados serão coletados através da observação da participação dos alunos em atividades competitivas. A pesquisa será realizada com três turmas de 6º ano de uma escola pública em Ribeirão Preto ao longo do ano letivo de 2024. A análise dos dados será feita através da categorização de códigos identificados nas observações e nos diários de aula. Espera-se que os Jogos Esportivos Coletivos Mistos de Revezamento contribuam para a desconstrução de estereótipos de gênero e valorização da diversidade, criando um ambiente em que meninos e meninas participem igualmente nas atividades esportivas. A pesquisa também visa identificar desafios e oportunidades na implementação dos Jogos Esportivos Coletivos Mistos de Revezamento e propor estratégias pedagógicas para promover a igualdade de gênero nas aulas de Educação Física. O produto educacional derivado da pesquisa será um vídeo de animação no estilo “Draw my life” que resumirá o percurso investigativo e os resultados dessa pesquisa-ação. Esses resultados poderão fornecer subsídios para a criação de políticas educacionais que promovam a igualdade de gênero nas escolas.

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Publicado

2025-09-26