A educação física escolar e sua representatividade para a comunidade LGBTQIAPN+: experiências, desafios e expectativas de egressos do ensino médio

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Comunidade LGBTQIAPN, Diversidade Sexual

Resumo

O Brasil atual tem vivido um processo de incertezas e retrocessos, no que diz respeito aos direitos e conquistas, principalmente os da comunidade LGBTQIAPN+, seja pela desigualdade de condições dentro da perspectiva de gênero ou pelos embates políticos que acabam corroborando para o retrocesso do que é discutido hoje acerca da diversidade sexual, entre as políticas públicas criadas e outros pontos, especialmente quando as evidências permeiam sobre ações diretas de discriminação, intolerância e preconceitos no contexto escolar, que deveria ser de acolhimento e não de ataques contra membros da comunidade. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar as representações da Educação Física Escolar para a comunidade LGBTQIAPN+, que recentemente concluiu o Ensino Médio em um município do interior do estado de São Paulo, abordando suas experiências, desafios e expectativas em relação a esse componente curricular. Para isso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas, contendo trinta e três questões, com sete alunos e alunas egressos do Ensino Médio, cujas orientações sexuais ou identidades de gênero abrangem lésbicas, gays, bissexuais, travestis ou transexuais, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, não-binários e outras não conformes de gênero e orientações sexuais. Esses participantes são egressos de uma escola pública localizada no distrito de São Lourenço do Turvo, pertencente à rede municipal de educação da cidade de Matão-SP. Para a análise dos dados coletados, utilizaremos da abordagem de Análise do Fenômeno Situado. Esperamos promover transformações nas atitudes e comportamentos escolares para valorizar as singularidades da comunidade LGBTQIAPN+, refletindo sobre suas experiências na Educação Física Escolar e incentivando práticas pedagógicas inclusivas. Como produto educacional, pretendemos desenvolver um curso online sobre diversidade sexual e um documentário curto, com o objetivo de sensibilizar profissionais e estudantes sobre equidade de gênero e diversidade sexual nas escolas.

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Publicado

2025-09-26