Práticas pedagógicas inovadoras no ensino da educação física escolar

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Atuação Docente, Práticas Pedagógicas Inovadoras

Resumo

Ao ingressar no mestrado profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), tivemos a possibilidade de abordar como os professores de Educação Física escolar atuam, sendo apresentadas, entre outros aspectos, 3 categorias: tradicional (esportivista), abandono do trabalho docente (“rola bola”) e práticas inovadoras. O termo práticas pedagógicas inovadoras (PPI) chamou a minha atenção e despertou o interesse em compreender melhor o que seriam e como se caracterizam, ou seja, nas aulas práticas devemos dar prioridade para a técnica ou tática? O jogo deve ser o centro das aulas que trabalham os esportes? A lógica externa da modalidade cabe em uma unidade didática? É possível trabalhar questões econômicas, sociais, políticas relacionadas à cultura corporal de movimento? Diante do exposto, o objetivo deste estudo é analisar indícios de uma prática pedagógica inovadora no desenvolvimento de uma unidade didática relacionada ao ensino do tênis de campo nas aulas de Educação Física. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizada pela pesquisa-ação é composta por 18 aulas com uma turma do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública da rede municipal de ensino do interior de São Paulo. A coleta de dados está acontecendo por meio de diários de aula produzidos pelo pesquisador deste estudo, que também é o professor de Educação Física da turma. Tem-se como expectativa do trabalho trazer elementos didático-pedagógicos que contribuam para a melhor compreensão das práticas pedagógicas inovadoras no ensino da Educação Física escolar. Como produto educacional será produzido um vídeo indicando os aspectos pedagógicos das atividades inovadoras e exemplificando algumas possibilidades de atividades para os docentes de Educação Física escolar com a temática do tênis de campo.

Downloads

Publicado

2025-09-26