Educação física e autonomia moral: contribuições nas problemáticas da ética, moral e indisciplina

Autores

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Indisciplina, Competição, Cooperação

Resumo

Considerando a indisciplina como a mais significativa problemática identificada durante meu trabalho docente há 16 anos e relatada majoritariamente por professores de Educação Física discentes do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional com polo na Universidade Federal de São Carlos, este estudo intenta aprofundar-se sobre os benefícios e possibilidades que a Educação Física enquanto componente curricular pode contribuir na formação e reflexão da autonomia moral dos educandos. Desta forma o objetivo deste estudo é analisar as intervenções pedagógicas por meio de uma unidade didática que evidencie as relações interpessoais, a ser aplicada a uma turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal da cidade de Sumaré/SP. Para investigar como diferentes elementos da cultura corporal de movimento, ao promoverem situações que promovam a oposição individual e coletiva além da cooperação e cooperação em oposição, podem se estabelecer como ferramentas para a reflexão sobre as ações em situações de conflitos e indisciplina, será estruturada e aplicada uma unidade didática com 12 aulas, contendo conteúdos que envolvam jogos, esportes, danças, lutas e atividades cooperativas. A pesquisa será de natureza qualitativa com respaldo na pesquisa-ação, sendo sua coleta de dados por meio de diários de aula produzidos pelo professor-pesquisador e uma entrevista semiestruturada a ser aplicada ao final da unidade didática aos alunos participantes da pesquisa. A expectativa do estudo é que a intervenção pedagógica faça emergir elementos que promovam uma reflexão sobre os conflitos e a indisciplina, bem como estratégias de enfrentamento a esta problemática. O produto educacional fruto deste estudo será um e-book contendo a unidade didática trabalhada, com sugestões estratégicas e metodológicas.

Downloads

Publicado

2025-09-26