Educação física para quê? Situando a educação física para além da quadra
Palavras-chave:
Representações Sociais, Educação Física Escolar, Letramento em Cultura Corporal de MovimentoResumo
A Educação Física escolar (EFE) é uma área que tem buscado afirmar-se como componente curricular elementar na educação básica para além da legislação, como prática efetiva. No entanto, há décadas, as mudanças de perspectiva não têm sido suficientes para promover seu reconhecimento significativo. A partir de percepções no cotidiano profissional foi percebido haver a necessidade de entender se as representações sociais sobre a EFE influenciam na atuação docente e se geram impactos para a área. Neste sentido, buscou-se aplicar o conceito de letramento à cultura corporal de movimento, para designar conhecimentos que fazem parte da EFE. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as representações sociais de docentes de Educação Física e pedagogos acerca da Educação Física escolar, buscando traçar possíveis intervenções para atuação em relação à cultura escolar e suas implicações na área. Através da metodologia qualitativa aplicada à área pedagógica, por meio de questionário e rodas de conversa com docentes, pretende-se explorar experiências, perspectivas e práticas das pessoas participantes da pesquisa, que destaquem temáticas para fomentar discussões capazes de levantar reflexões sobre a prática docente no intuito de valorizar a EFE. Os procedimentos sobre os dados serão feitos baseados na análise de conteúdos. Espera-se com este trabalho que a EFE seja mais reconhecida e valorizada, uma vez que na maioria das vezes estamos separados estruturalmente da sala de aula e distantes dos demais componentes curriculares. Espera-se produzir um curso, como recurso educacional, com dinâmicas com componentes de uma aula de Educação Física, para aplicação com redes educacionais, docentes e/ou comunidade escolar, contendo jogos com reflexões que levem à conscientização sobre as representações sociais da Educação Física e a contribuição da cultura escolar neste sentido.
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