A influência do ambiente escolar e do letramento em cultura africana na crença de autoeficácia docente para o ensino dos objetos de conhecimento de matriz africana nas aulas de educação física
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Cultura Africana, Crença de Autoeficácia DocenteResumo
A reduzida presença da cultura africana nas escolas tem sido amplamente debatida e estudada por diversos pesquisadores. A Lei nº 10.639/03 busca promover o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Contudo, sua implementação tem enfrentado desafios relacionados à baixa frequência de práticas pedagógicas sobre o tema, à formação inicial de professores e aos preconceitos enraizados na sociedade brasileira. Ainda há negligência no trabalho com a cultura africana em muitos sistemas de ensino, limitando sua abordagem a eventos pontuais na semana da consciência negra. O(a) professor(a), nesse contexto, sofre influência deste ambiente “desfavorável”; entretanto, possui um papel crucial como agente de transformação. Desta forma, considerando a Teoria Social Cognitiva de Bandura, compreender o papel da agência humana e o poder pessoal de influência no ambiente é fundamental. A crença de autoeficácia, ponto central da agência humana, determina o quanto as pessoas se julgam capazes de executar determinadas tarefas e influenciar no ambiente. Quanto maior a percepção de capacidade dos(as) professores(as) para lecionar os temas da cultura africana, maiores serão as possibilidades destes se engajarem para romper os estereótipos e preconceitos presentes no ambiente escolar. A crença de autoeficácia desempenha um papel essencial na motivação e no comportamento dos(as) professores(as). Quando os docentes têm a autoeficácia elevada, sentem-se mais confiantes e seguros(as) para lidar com os desafios impostos pelo ambiente do cotidiano escolar. O letramento em cultura africana dos(as) professores(as), por sua vez, também é uma variável importante a ser considerada, pois pode influenciar no comportamento desse(a) docente e, consequentemente, na sua percepção de capacidade pessoal para lidar com tal temática. Portanto, o presente estudo tem como objetivo investigar a influência do ambiente escolar e do letramento em cultura africana na crença de autoeficácia docente para o ensino dos objetos de conhecimento de matriz africana nas aulas de educação física.
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