Meninos brincam de bola e meninas brincam de bola também: problematizando a dominação masculina no futebol nas aulas de educação física
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Futebol, GêneroResumo
A presente pesquisa tem como ponto de partida a dominação masculina na prática do futebol dentro e fora do ambiente escolar. Com anos de proibição da participação de mulheres nos esportes e mais especificamente no futebol, as consequências deste impedimento ainda são encontradas e a invisibilidade da participação de mulheres promove ações de preconceito e machismo durante as aulas de Educação Física. É necessário, portanto, trabalhar o futebol nas escolas para além do fazer, compreendendo este esporte como um grande produto cultural que carrega inúmeras possibilidades e conhecimentos. Buscamos então com esta pesquisa identificar e analisar os processos educativos emergentes da implementação de uma unidade didática de futebol com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental durante as aulas de Educação Física. Será realizada uma pesquisa-ação, na qual o principal instrumento de coleta de dados serão os diários de campo e questionários que serão posteriormente analisados mediante a análise de conteúdo a partir do método de codificação de categorias. Como produto educacional final da pesquisa, pretende-se elaborar um curso na plataforma PoCA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais do Seminário de Pesquisas do ProEF/UFSCar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.