Educação física que não escolhe, acolhe: desafios e possibilidades para construção de uma prática pedagógica dialógica, diversa e acolhedora
Palavras-chave:
Educação Física, Diversidade, Práticas Pedagógicas AcolhedorasResumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os processos educativos emergentes de uma unidade didática voltada para o acolhimento da diversidade nas aulas de Educação Física para uma turma de alunos do 8º ano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada na metodologia da pesquisa-ação, com duração prevista para três meses, na qual estão sendo desenvolvidas ações nas aulas de Educação Física como: leituras, pesquisas, análise de vídeos, reflexões coletivas, construção de lapbooks, vivências de jogos e debates em torno dessa temática. O instrumento de produção de dados será o diário de aula, tendo como fontes a observação participante para proporcionar diálogo e reflexão entre os(as) participantes e a pesquisadora. Os dados da pesquisa serão analisados mediante a análise de categorias de codificação em três etapas: organização e leitura dos documentos, codificação dos materiais e categorização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais do Seminário de Pesquisas do ProEF/UFSCar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.