Práticas corporais de aventura na natureza e educação ambiental: uma unidade didática para o ensino médio
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Práticas Corporais de Aventura na Natureza, Educação AmbientalResumo
Considerando o potencial das Práticas Corporais de Aventura na Natureza para sensibilizar os(as) estudantes sobre a importância da preservação ambiental e contribuir para a formação de uma consciência ambiental crítica, este estudo tem como objetivo descrever e analisar o processo de desenvolvimento de uma unidade didática sobre Práticas Corporais de Aventura na Natureza com estudantes de uma escola pública em Caracaraí-RR. A metodologia adotada será qualitativa, envolvendo uma intervenção pedagógica por meio de uma unidade didática planejada para uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Essa intervenção abrangerá um total de 14 aulas, com duração de 60 minutos cada. A coleta de dados será realizada por meio de Notas de Campo, que posteriormente serão submetidas a uma análise, envolvendo a criação de categorias de codificação. Esperamos que o desenvolvimento da unidade didática promova aprendizagens significativas, como o aumento do interesse e engajamento dos(as) estudantes nas atividades corporais, a compreensão mais ampla sobre a relação entre ser humano e meio ambiente, a valorização da Educação Ambiental no contexto escolar e a ampliação das competências pedagógicas da professora-pesquisadora. O produto educacional resultante será a elaboração de uma unidade didática sobre Práticas Corporais de Aventura na Natureza, que será disponibilizada em formato digital (e-book ou outro formato adequado) para facilitar seu acesso e utilização.
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