Educação física antirracista: a importância do debate no ensino médio

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Antirracismo, Ensino Médio

Resumo

O racismo nas escolas públicas brasileiras é factível e evidente, e estudantes negros enfrentam cotidianamente discriminação e preconceito. Iniciativas educativas e políticas públicas são essenciais para promover a inclusão e equidade racial. Esta pesquisa busca criar espaço para o debate junto ao grupo de docentes sobre o enfrentamento e combate de qualquer tipo de racismo, buscando o alcance do respeito nas relações entre os educandos e as educandas em situações de aula no ensino médio. Desenvolvida como parte de uma dissertação de mestrado profissional no ProEF, o interesse na pesquisa surgiu ao questionar as intervenções pedagógicas durante episódios racistas em aula. Com objetivo de promover uma Educação Física antirracista através de estudos, conscientização e reflexão sobre intervenções realizadas perante atos racistas nas aulas, a pesquisa busca contribuir para uma prática pedagógica que se fundamenta em uma cultura de respeito entre grupos em situação de aula. Para trabalhar essa temática, é essencial compreender conceitos e fatos históricos, ou seja, reconhecer a formação cultural (origem) brasileira pelas contribuições dos negros e indígenas. A Educação Física reflete e é influenciada pelas normas culturais, e, no Brasil, as diferenças culturais devem ser vistas como parte da construção identitária da nossa cultura e do nosso povo. O respeito às diferenças precisa ser trabalhado durante toda a vida escolar para formar cidadãos conscientes. A pesquisa de caráter qualitativo tem como proposição ser, realizada por meio de questionários, entrevistas e reuniões pedagógicas formativas com os docentes de Educação Física que atuam no ensino médio na Diretoria de Ensino de Sertãozinho (aproximadamente 30 docentes). Será baseada na discussão, reflexão e no repensar sobre as ações, contribuindo com a formação de educadores que buscam dialogar sobre a presença do racismo e da promoção da equidade racial. A pesquisa pretende criar espaço para o debate antirracista junto aos docentes em um processo de transformação pessoal e profissional, contribuindo para o respeito à diversidade étnico-racial no ambiente escolar.

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Publicado

2025-10-02