Contribuições circenses para a educação física escolar: um percurso formativo
Palavras-chave:
Atividades Circenses, Formação Continuada, Educação FísicaResumo
Esta pesquisa tem o intuito de fomentar a importância da formação continuada para os professores de Educação Física da rede estadual de Itaquaquecetuba, dando ênfase no que se refere às atividades circenses. Para isso, pretende-se caracterizar o conhecimento dos professores de Educação Física em relação à aplicação das atividades circenses na Educação Física Escolar, bem como as dificuldades encontradas para articulação dos conhecimentos em sua prática pedagógica. Desta forma, será realizada uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo, utilizando a abordagem qualitativa e o método de pesquisa-ação para investigar a integração das atividades circenses na prática pedagógica de professores de Educação Física da rede pública de Itaquaquecetuba. A escolha pela pesquisa-ação decorre da necessidade de construir uma formação continuada que confira autonomia e qualidade às práticas circenses, envolvendo os participantes na resolução de problemas e no aprendizado mútuo. O instrumento de coleta de dados será um questionário semiestruturado, aplicado digitalmente, visando levantar informações sobre os conhecimentos, práticas e necessidades dos professores nesse contexto. Além disso, o estudo contempla a elaboração do e-book intitulado "Atividades circenses na prática escolar" como produto Educacional, resultado de formações continuadas e diálogos construtivos entre os envolvidos. Esta pesquisa tem como fundamentação teórica os estudos de Bortoleto e Machado (2010), Silva (2003) entre outros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Seminário de Pesquisas do ProEF/UFSCar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.